papa pop?

“pq deus, o sr permaneceu em silencio? como pode tolerar tudo isso? onde estava o sr naqueles dias? pq ñ se manisfestou? como pode permitir esta matança sem limites, esse triunfo do mal?”
estas foram as palavras de bento 16 qdo da sua visita a auschwitz.
a maioria dos seres humanos se sente incomodada diante do sofrimento de outro ser humano e até mesmo de um animal. a maioria é capaz de fazer o que está ao alcance para diminuir este sofrimento alheio, mesmo que isto signifique apenas dar uma esmola q vai matar a fome do outro por aLgumas horas.
o sofrimento humano incomoda a deus? o holocausto incomodou a deus? se incomodou , teria sido ele capaz de pôr fim à chacina daqueles que lhe imploravam isto? se não foi capaz, não é onipotente. se era capaz mas não o fez, não teve interesse .
talvez deus seja como a natureza: nem bom nem mal. a mesma natureza que nos fornece alimento e energia, também nos fornece terremotos, tsunamis etc. talvez deus, capaz de muitas coisas, não possua sentimentos. se os sentimentos são conseqüência da interação de neurotransmissores dentro de um cérebro e suas conexões, ter um corpo físico é condição sine qua non para possuir sentimentos. e deus não possui um corpo ou um cérebro assim como nós. talvez não consiga distinguir a diferença entre alguém que chora por ter perdido uma pessoa querida e alguém que canta de alegria porque arranjou um bom emprego.
interessante ouvir do papa aquelas palavras, já que a partir do Concílio de Vaticano I , no século 19, por decreto de pio 9, os papas, em assuntos de relativos à fé passaram ser infalíveis (assim como a igreja). bento 16 fazia estas perguntas durante a segunda guerra mundial, quando era membro da Juventude Hitlerista?
Joseph Ratzinger com uniforme do Exército alemão, em foto de 1943

 

Tratado de Latrão: por 750 milhões de liras a infalível igreja reconhece o regime de Mussolini.
“Um homem era necessário como aquele que a providencia colocou em nosso caminho: um homem que não partilhasse as preocupações da escola liberal…”
(Pio 12 referindo-se a Mussolini, 1929)

 

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s