Conhecimento X Sofrimento

"Quanto maior a sabedoria,

maior o sofrimento;

quanto maior o conhecimento,

maior o desgosto"

 

 

(Eclesiastes, I, 18)

interessante esse eclesiastes. diferente de tudo na bíblia.

(abre parentesis: alíás a bíblia, por si só, já é interessante. os textos levaram 16 séculos para serem produzidos, ou seja, 1.600 anos. O q se chama velho testamento levou mil anos para ser escrito, daí existe um buraco de 500 anos, meio milênio, para se começar a produzir o novo testamento, que levou "apenas" 50 anos para ser concluído. o personagem "deus" que aparece no velho testamento é a própria encarnação da direita, patrocinando guerras, matanças oportunas, chacinas e genocidios como o que foi gerenciada por josué ao entrar na terra da promessa, ocasião em q toda a população foi exterminada incluindo mulheres, crianças, idosos e animais. no novo testamento deus passa a ser a a fonte de paz & amor & perdão.fecha parentesis).

mas como eu ia dizendo, interessante esse eclesiastes. escrito pelo rei-poeta salomão (o cara era legalmente casado com 1000 mulheres_como deus via essa putaria?) no fim de carreira. é um balanço sobre a sua vida e também sobre a condição humana. a finitude e a falta de sentido da vida são temas centrais. há um trecho que diz:

"Também pensei: Deus prova os homens para que vejam que são como os animais. O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido! Todos vão para o mesmo lugar, vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão. Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra?"

aki salomão questiona a idéia de q após a morte, a alma suba aos céus. diante da morte o destino do homem é idêntico ao destino de um animal. ambos morrem. não existe, no texto, a idéia da imortalidade da alma, cláusula pétrea no cristianismo. 

leia aki o texto integral

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Um comentário em “Conhecimento X Sofrimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s