O FIM DE TUDO

 

medos cotidianos todos nós temos, até os mais corajosos. o dia a dia fornece uma variedade muito grande deles. medo de sofrer um assalto, de ficar desempregado ou mesmo medo de barata.

 

quando criança uma das coisas q mais me amedrontava era a guerra fria e a possibilidade de tudo deixar de existir  nas mãos de dois homens, ambos a milhares de kms de mim. na minha cabeça infantil o extermínio nuclear era a viabilização humana de um possível desejo divino. explico melhor: quando à noite ia dormir minha mãe ou avó às vezes falava: até amanhã, se deus quiser. bastava isto para despertar a minha angústia noturna e a minha infante insônia. e se deus não quisesse? e se ele resolvesse explodir tudo? ou melhor, arrumasse um jeito de alguém fazer isso por ele, como de costume? aí, eu tinha a charada desvendada: no dia que deus não quisesse que nós tivéssemos uma boa noite, ele faria com que os homens explodissem a terra.

 

                                                 

 

passei um bom tempo vivendo esse drama até que comecei a pré-adolescer e passar a me ocupar mais com o lado divertido da vida. outros medos com certeza devem ter sucedido este, embora agora eu não me lembre quais. o que eu acho mais gozado nessa história toda era como eu via o futuro (caso não fosse tudo pelos ares, é claro). naqueles tempos de guerra fria, em que esquerda e direita eram questões centrais, eu não via muito futuro na sociedade capitalista. eu achava que terminariam, um devorando o outro enquanto o socialismo triunfaria, levando paz a todos os povos. santa ingenuidade, batman! ou talvez burrice (pelo visto eu não devia ser lá um bom aluno em história). estarrecido vi gorbachev ser deposto e a união soviética se desmantelar junto com todo o mundo socialista. ainda perplexo, vi a ursss, um estado de extrema esquerda se transformar na rússia de putin, um estado de extrema direita. enfim tudo passa, tudo muda…

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s