Sobre a dor

ao pé da letra, a dor é física, o sofrimento, metafísico.

quem já não sucumbiu à tentação de acreditar que está livre de todos os perigos e protegido por uma mão divina que nos distancia do mal somente porque vai à igreja, dá esmola e reza? quem também já não foi iludido, ao ficar na pior, pelo pensamento de que deus o abandonou ou que está sendo punido? todos os dias vemos desgraças nos telejornais e mesmo crianças já estão acostumadas a isso. aprendemos a suportar o sofrimento alheio. já não nos choca terremotos, tsunamis ou guerras. como não podemos fazer nada, apenas constatamos. somente a dor em primeira pessoa choca, desestabiliza,  consome.

 

dor e sofrimento fazem parte da vida. por que existem? para que servem? alguns acreditam que o sofrimento provoca o crescimento. provavelmente nunca sofreram. fato é que o sofrimento só serve pra uma coisa: nos tornar amargos. alguns sofrimentos são causados pelas nossas próprias escolhas: um romance, uma moradia, um emprego, um empreendimento etc. outros são escolhas que fizeram por nós: doenças, desastres naturais, imposição política.

 

a religião acaba sendo mesmo um ópio. deus quis assim. fica mais fácil aceitar. quem somos nós para questionar a vontade de deus, mesmo que esta tenha sido o extermínio de 6 milhões de judeus nos campos de concentração ou o fim que tiveram joão helio e isabela nardoni? (alguém se lembra quem foram?)

 

a dor é inevitável por mais dinheiro ou ópio que se tenha. nos resta viver.

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s