tempo & espaço

como surgiu o tempo? no século iii santo agostinho já havia dito "o tempo surgiu com a criação". trocando em miúdos: antes do universo existir, o tempo também não existia. é a primeira referência ao big bang.

o tempo e o espaço, como conhecemos, começaram a existir a partir do big bang (teoria hoje aceita por 10 entre 10 físicos), evento que marca a origem de tudo. e antes do big bang, o que havia? é simples: se não existia tempo, não existia antes.

só conseguimos enxergar o tempo linear: passado, o presente e futuro. se o big bang é a origem de tudo, logo é também a origem do tempo. a relatividade, porém,  enxerga o tempo e o espaço como coisas tão emaranhadas que é quase impossível afirmar que são realmente coisas distintas. um faz parte do outro. no lugar do tempo e do espaço, propõe o tempo-espaço.

oposta à relatividade, existe a teoria quântica. enquanto a primeira trata de distâncias equivalentes a milhões de anos luz e períodos de tempo de bilhões de anos, a segunda trata de espaços subatômicos e intervalos de tempo tão curtos que torna-se impossível dizer que realmente aconteceram. . 

no momento do big bang o universo que hoje existe estava contido, todo, em uma partícula menor que um átomo. no mundo quântico distâncias e intervalos de tempo deixam de fazer sentido. não existe longe nem perto, antes ou depois. sob o olhar quântico passado e futuro não existem, coexistem.

a cada década, tanto a relatividade quanto a teoria quântica são empiricamente provadas, seja pelas sondas espaciais, seja pelos aceleradores de partículas. no entanto, uma contradiz e revoga a outra.

o que é real e o que é sonho? o que chamamos de realidade realmente existe?

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s