palavra de deus

 

êxodo capítulo 21, versículos 20-21 — se alguém ferir a pauladas o seu escravo, e ele morrer na hora, o que bateu será castigado. mas, se o escravo morrer só um ou dois dias depois, o dono não será castigado. pois a perda do escravo já é um castigo para o dono. essa lei vale também para as escravas.

se vc acredita no chavão "a bíblia é a palavra de deus" logo acredita também em um deus que aceita e legitima a escravidão, assim como o domínio do mais forte sobre o mais fraco, única forma da escravidão ser mantida. na sociedade teocrática dos judeus, vemos um deus que além de exercer o poder executivo, como chefe de estado, acumula também o legislativo, ditando as regras. semelhante às monarquias que até hoje perduram no oriente médio. o mais estranho neste deus legislador e escravocrata era sua jurisdição se limitar ao minúsculo território da palestina, tendo ele criado todos os povos do planeta e todo o resto do Universo.  

note que pela vontade de deus, é permitido ao senhor ter o escravo como uma propriedade sua, podendo ele determinar sua vida ou sua morte. segundo a lei, se o escravo morrer na hora do castigo, o seu dono também será castigado, porém não fica claro que castigo é esse. uma multa? uma oferenda? rezar 10 pais nossos? não era tão dificil burlar a lei. para os judeus o dia se inicava com o por do sol, ou seja por volta das 18h. no caso do castigo letal ter sido aplicado pouco antes deste horário, a morte ocorreria pouco depois das 18h, ou seja, no dia seguinte, escapando assim o senhor da punição. no caso de realmente o escravo morrer na hora, quem fiscalizava isso?  

 

 

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s