o despertar da fé

henrique viii se tornou rei da inglaterra em 1509, aos 18 anos, permanecendo no cargo até a sua morte em 1547. no mesmo ano em que se tornou rei, casou com a espanhola catarina de aragão, na época uma jovem viúva com 24 anos. após vários abortos, o casal teve uma filha em 1516. depois disso catarina não conseguiu mais engravidar para fornecer um descendente do sexo masculino ao seu rei. viveram felizes para sempre até 1527 quando henrique viii, percebendo que catarina não tinha mais idade para engravidar, decidiu se livrar dela e arranjar alguém que lhe desse um filho para lhe suceder no trono. depois de 18 anos de casamento solicitou um divórcio ao vaticano (um empreendedor!).
 
o santo papa clemente vii, sumo pontífice da igreja católica apostólica romana, representante de deus na terra, tinha rabo preso com carlos v, imperador da espanha e sobrinho de catarina, pois o mesmo combatia o protestantismo em seu país, logo se negou a dar o divórcio, embora o tenha encaminhado a um longo processo burocrático.
 
cansado de esperar pela decisão do santo papa que o enrolou durante anos, em 1533, henrique viii providenciou um arcebispo que fez o divórcio, mesmo sem autorização do vaticano. catarina foi afastada do cenário pop e exilada em uma província embora continuasse lá a viver na mordomia até o fim da vida, 3 anos mais tarde.
 
henrique viii casou então com a jovem puta ana bolena, filha do Conde de Wiltshire, mucama de sua mulher catarina e que já era sua amante, juntamente com sua irmã, maria bolena. até aí nada de extraordinário na vida de um monarca, o que fez diferença foi o seu rompimento com o vaticano. henrique viii pôs fim ao catolicismo na inglaterra, confiscou os bens da igreja em seu país e inventou uma nova religião, nos moldes do protestantismo que surgia nesta época na europa: a igreja anglicana.  para não ter problemas, decidiu que o chefe de estado (ele mesmo), também seria o sumo pontífice desta nova religião, que hoje possui mais de 80 milhões de seguidores em todo o mundo.

henrique viii foi excomungado pelo papa clemente vii mas não ligou muito pra isso pois havia também se transformado em um pontífice, representante de deus. ana bolena também falhou na sua missão de dar um varão ao rei. mas pior que isso foram as suas puladas de cerca, que quando descobertas lhe custaram a vida após 3 anos de reinado apenas. Foi decapitada juntamente com seu irmão George, acusado de viadagem e incesto.  

depois de ana bolena henrique viii ainda se casou mais 4 vezes, mas o pobre escolhido de deus não tinha lá muita sorte. depois de ana, veio joana seymour, mucama de ana, com quem esteve casado por 1 ano e que morreu ao dar à luz ao tão sonhado filho: eduardo vi, que foi coroado rei aos 9 anos de idade, por ocasião de sua morte.

o quarto casamento foi com ana de cleves, somente 3 anos depois da morte de joana . este casamento foi por movido por interesses políticos e só durou seis meses. apesar de necessário, este casamento tornou o velho chefe da igreja anglicana um cara infeliz pois apesar de jovem e culta, ana de cleves era incrivelmente feia, tendo o rosto coberto por cicatrizes de varíola. mas como dizem, há males que vêm pra bem. ana trouxe consigo… sua mucama catarina howard, uma ninfeta de 15 anos que logo chamou a atenção do sumo pontífice. o casamento com ana de cleves foi anulado numa boa, a moça foi dispensada mas embolsou uma boa pensão, um castelo e títulos.

o quinto casamento, com catarina howard durou apenas dois anos. catarina howard era uma putinha descuidada e logo foi pega com a calcinha na mão. como resultado foi executada junto com seus amantes.

no fim da vida, aos 52 anos o escolhido de deus encontrou enfim o amor, casando-se com catarine parr. apesar de rodada, já tendo passado pela mão de alguns nobres e meio coroa para o seu gosto (31 anos), era avassaladoramente encantadora e provavelmente bastante discreta para não ser descoberta com algum eventual amante. com ela henrique viveu em paz seus últimos 3 anos de vida, tendo somente algumas briguinhas por conta de assuntos religiosos, nada demais. Ao contrário estas discordâncias seriviram para consolidar a relação dos dois.

assim como cristo, henrique viii foi um mártir, um avatar, um escolhido. como não dizer que seu sofrimento por amor também salvou e redimiu a humanidade? henrique viii levou romantismo e paixão à tradição religiosa, assim como o príncipe charles, hoje, o sumo sacerdote da igreja anglicana.

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s