haiti

o haiti, como tantos outros, é um país sem futuro. e agora, sem presente. a terra tremeu e todos nós vimos. pra quem estava lá, vale acreditar em que?  nascer, viver, morrer na miséria. enterros coletivos, pessoas sem nome, sem idade, sem nada, em valas comuns.  poderia ser diferente?

tragédias como as do haiti, ou há alguns anos a tsunami, me deixavam, quando agnóstico, descrente de que houvesse alguma possibilidade de existência de um poder superior. difícil crer que toda aquela desgraça, todo aquele sofrimento era obra e graça de deus. o velho chavão “deus quis assim”. gente já massacrada pela miséria e ainda mais essa? a miséria também é deus que quer?

 

as religiões nos vendem  a imagem de um deus humanizado, a idéia de um deus pai, bondoso e  amoroso que só quer o melhor de nós. mas diante de tragédias como estas se omitem. ou foi a vontade de deus para nos punir, nos testar, nos educar, ou alguma babaquice metafísica de pagamento de saldos de vidas passadas. que pai faria seu filho sofrer?

einstein me trouxe um pouco de paz, quando apresentou ao mundo um deus que não se interessava pelos dramas humanos. se se interessasse, teria permitido que 6 milhões de seres humanos , judeus, tivessem virado suco nos campos de concentração? nenhum deles prestava? nenhum deles rezava? nenhum deles acreditava em deus? nenhum merecia ser salvo? nao sobrou 1 para contar a história.  deus dormia? nao. apenas nao se interessava pelo caso. quem somos nós para condená-lo?

a vida sem ter que cobrar de deus providencias contra a desgraça, a miséria, a doença, a injustiça e todas as outras mazelas humanas, é mais tranquila. é possível desta forma encontrar serenidade para aceitar aquilo que nem nós nem deus pode mudar: a realidade que ele criou.

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s