Universo

Segundo a mecânica quantica, o Universo evolui de acordo com uma formalização matemática rigorosa e precisa, mas que se limita a determinar a probabilidade de que um futuro em particular venha a acontecer _ e não qual o futuro que acontecerá.
(do livro O Universo Elegante, de Brian Greene)
o livro é mesmo de arrepiar ao tratar de física (relatividade & mecanica quantica) de forma  mais ou menos compreensível para nós, leigos. mostra um Universo (tempo & matéria) em suas maiores e menores formas possíveis. velocidades tao rápidas e distancias tao longas que interferem no conceito de tempo como o entendemos (presente, passado, futuro). espaços de tempo tao curtos e partículas de matéria tao pequenas que se torna dificil provar sua existencia.

o comportamento da matéria & do tempo em escala sub atomica é  estranho demais para que aceitemos que seja real. no entanto é esta irrealidade que compoe aquilo que afirmamos ser real. pelo que entendi tempo & matéria sao coisas que só existem nas dimensoes em que habitamos. em escalas microscópicas e macroscópicas já nao há mais distinçao entre as duas coisas. sao, como os vemos, ilusoes que acreditamos ser reais por conta das dimensões em que habitamos.

a questao da matemática do caos é um caso à parte. a realidade, o nosso dia a dia, nossa vida e em última instancia a existencia do Universo,  se compoem de sucessoes e sucessoes e sucessoes de acasos que se entrelaçam. destino? talvez. mas nao um destino escrito previamente por alguem (imagine quantas pessoas seriam necessárias para escrever somente o destino de todos os dados lançados em todos os cassinos do mundo!). antes, um destino imediato, gerado a cada instante pela onisciente  e onipresente matemática do caos. ela, que decide qual dos 300 milhoes de espermatozoides vai chegar ao óvulo . que define o recorte de um litoral, o formato que toma uma nuvem, que determina o clima,  que decide quais doenças teremos ao longo de nossas vidas, a cor dos nossos olhos, quanto cabelo teremos e também o resultado dos dados. ela, que determina que duas pessoas desconhecidas venham a se encontrar. ela, que une e separa as pessoas. que escolhe os ganhadores das loterias e os que encontarao em seu caminho balas perdidas. que decide o que podemos ou nao encontrar nas ruas em que optamos por passar. um destino que no momento seguinte pode continuamente ser alterado.

qual entao o sentido de estarmos vivos?  qual o sentido da vida para aqueles que ainda nao estao ou já nao estao vivos? nem os diamantes nem o sol sao eternos. sóis, planetas, galáxias caminham para a inexistencia, o caminho contrario do big bang: o big crunch, o momento em que o Universo depois de se expandir até o seu limite, puxado pela gravidade voltará a se contrair até chegar ao tamanho da mesma particula de onde surgiu, encerrando que chamamos de tempo,  para quem sabe gerar um novo big bang reiniciando novamente o relógio da existencia.

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s