laplace

laplace viveu entre1749 e 1827 e foi matemático, astrônomo e físico.  sua maior obra, mecânica celeste, traduziu o estudo geométrico da mecânica clássica de newton para um estudo baseado em cálculo.

laplace acreditava no determinismo, uma teoria filosófica que pregava que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade, expressado na seguinte citação:

“nós podemos tomar o estado presente do universo como o efeito do seu passado e a causa do seu futuro. um intelecto que, em dado momento, conhecesse todas as forças que dirigem a natureza e todas as posições de todos os itens dos quais a natureza é composta. se este intelecto também fosse vasto o suficiente para analisar essas informações, compreenderia numa única fórmula os movimentos dos maiores corpos do universo e os do menor átomo; para tal intelecto nada seria incerto e o futuro, assim como o passado, seria presente perante seus olhos.”

embora este intelecto mais se assemelhasse a deus, sabe-se lá porque, recebeu o nome de demônio de laplace. esta alcunha não veio de laplace, mas de biógrafos.

laplace passou a maior parte de sua vida trabalhando na astronomia matemática que culminou em sua obra-prima sobre a prova da estabilidade dinâmica do sistema solar, com a suposição de que ele consistia de um conjunto de corpos rígidos movendo-se no vácuo. ele formulou independentemente a hipótese nebular e foi um dos primeiros cientistas a postular a existência de buracos negros e a noção do colapso gravitacional.

ao enviar a napoleão bonaparte uma cópia do seu trabalho, ao ser perguntado por este sobre o lugar ocupado por deus neste sistema, laplace lhe respondeu não ser deus uma hipótese necessária.

o determinismo ainda perdurou até o século xx, até surgir a mecânica quântica que revelou o princípio da incerteza. até mesmo o gênio einstein se recusava a crer na matemática do caos que surgiria 50 anos mais tarde, disse que “deus não joga dados”. hoje sabemos que ele não só joga mas que também é um jogador inveterado e também conhece o resultado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s