caos & entropia

um apartamento pode ser caótico aos olhos da diarista  mas pode não ser para o autor da bagunça que sabe exatamente onde cada coisa está. a organização da diarista pode  trazer o caos para o autor da bagunça. qual a diferença entre caos e entropia?

no determinismo, o relógio simbolizava a ordem do universo. sua mecânica e engrenagens era previsível, bastaria desmonta-lo para compreendê-lo.  para compreender a natureza, bastaria desmontá-la e descobrir como funciona.

laplace propôs que se um intelecto soubesse todos os dados de todas as partículas do universo e fosse capaz de fazer os cálculos necessários, teria condições de prever o seu funcionamento.

o demônio de laplace como foi batizado este intelecto, teria diante de si o passado, o presente e o futuro. hoje  sabemos que a maioria dos sistemas só pode ser determinado em decorrência do acaso. fenômenos pequenos provocam grandes transformações.

a teoria do caos nos  faz  pensar se  o destino existe. o determinismo dava abertura para a aceitação do destino. o demônio de laplace podia prever o futuro, mas não podia intervir nele, pois todos os acontecimentos já estavam previstos. o intelecto proposto por laplace seria onisciente, mas impotente para provocar qualquer modificação no curso dos eventos

o destino talvez exista, mas nós o modificamos toda vez que fazemos escolhas ou as fazem por nós. a vida é caótica. somos produto de um espermatozoide que entre cento e oitenta milhões se introduziu em um óvulo.

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s