quem somos nós?

do ponto de vista da física somos átomos. aos olhos da química somos moléculas. a biologia nos descreve como seres que nascem, crescem, se reproduzem (ou não) e morrem. a filosofia nos vê como entidades pensantes. as religiões nos qualificam como parte de um todo. alguns acreditam que estamos aqui observados por um deus embora não haja nenhuma confirmação disso. somos capazes de moldar o nosso futuro, meio ambiente e a realidade, criar maravilhas ou atrocidades.

a física quântica é a física das probabilidades e não dá respostas claras. mas muitas coisas em que acreditamos podem ser falsas. por que continuamos um relacionamento? por que continuamos no mesmo emprego? nesse mar de probabilidades existem opções que desconhecemos. há distinção entre passado e futuro ou são a mesma coisa?

quem vê, o cérebro ou os olhos? o cérebro processa 400 bilhões de bits de informação por segundo, mas só tomamos conhecimento de 2.000 bits. vivemos em um mundo onde só enxergamos a ponta do iceberg. o que é então a realidade? é o que vemos com o cérebro (e desconhecemos) ou é o que vemos com os olhos? só conseguimos ver o que acreditamos ser possível. a morte nos faz pensar se vivemos em um mundo virtual e ser possível que tudo seja ilusão.

os elementos atômicos, a luz e outras formas eletromagnéticas ora se comportam como partículas, ora agem como ondas. niels bohr elaborou o princípio da complementaridade e pôs fim ao pilar newtoniano-cartesiano: não se pode crer num universo determinístico. no nível subatômico não podemos afirmar que exista matéria em lugares definidos do espaço: existem probabilidades a existir e os eventos são probabilidades a ocorrer.
ao invés de pensarmos nas coisas como probabilidades temos o hábito de pensar que as coisas que nos cercam existem pela nossa escolha. achamos que tudo existe dependente da nossa vontade mas o mundo material que nos cerca não é nada além de probabilidades.

quem somos nós? talvez somente espírito que está dentro da nossa roupa biológica.

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s