sobre a matéria & deus

toda a matéria é formada por átomos que são formados por prótons, elétrons e nêutrons, que são formados por quarks, leptons, muons e outras partículas.

prótons são partículas com carga positiva. nêutrons tem carga neutra. elétrons são as partículas que circundam o núcleo atômico com carga negativa.

Átomos flagrados pelos microcópio

35 átomos de xenônio alinhados sobre uma placa de níquel.

existem também outras partículas como o fóton que é a partícula formadora da luz visível e o neutrino que  não possui carga elétrica e é a segunda partícula mais abundante do universo, depois do fóton (um neutrino pode atravessar anos-luz de chumbo sólido sem interagir com um só átomo).

átomos em movimento

a natureza possui 4 forças: gravidade, força nuclear fraca, força nuclear forte e eletromagnetismo.

a força nuclear fraca é responsável pelo decaimento radioativo.

a força nuclear forte é a que mantém o núcleo dos átomos juntos.

Eletromagnetismo é a força que atua entre partículas eletricamente carregadas

a gravidade pode ser explicada como matéria atraindo matéria.

se a força fraca fosse um pouco mais poderosa, o sol teria se consumido muito antes de existirmos. se fosse mais fraca muitos tipos de matéria se tornariam mais estáveis e elementos como plutônio e urânio poderiam ser manuseados sem proteção.

Se a força eletromagnética fosse mais fraca, os elétrons não seriam mantidos ao redor do núcleo atômico e os átomos não poderiam ligar-se para formar moléculas. poderíamos atravessar sem dificuldades uma grossa parede de concreto. se essa força fosse mais forte, os elétrons ficariam aprisionados no núcleo do átomo e dessa forma não haveria reações químicas entre os átomos, não haveria vida.

se a gravidade fosse  mais forte as estrela teriam sua expectativa de vida drasticamente reduzida, não existindo mais nenhuma delas. se fosse um pouco mais fraca, não seria capaz de agregar a massa em estrelas.

se a força forte fosse 2% mais fraca, existiria apenas o hidrogênio. se fosse ligeiramente mais forte, haveria apenas elementos mais pesados, mas não hidrogênio. sem hidrogênio não existiriam estrelas pois não haveria combustível para elas. não existiria também a água.

o mais interessante é que a maior parte do que existe, na verdade é espaço vazio. um átomo, se tivesse o tamanho da cabeça de um alfinete, seus elétrons circundariam este núcleo à uma distância equivalente a um campo de futebol.

se deus criou o universo, ele provavelmente desenhou esses conceitos, interações e forças que o regem. tudo tão complexo e perfeito. obra de um grande matemático.

estranho não ter se preocupado com o sofrimento humano.

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s