deus & religião

muitos acreditam em deus mas ninguém pode provar sua existência ou inexistência. podemos aceitar indícios que ele pode ou não pode existir. durante séculos, deus  foi apresentado como o principal responsável pela aventura humana até que a ciência começou a mostrar que isso não era necessariamente verdade. nietzsche, marx, freud, sartre pregaram a morte de deus . pode a ciência provar a existência de deus?

deus revela uma personalidade que oscila bastante se compararmos novo e velho testamento. para os hindus existem centenas de deuses. para os budistas, não há deus, somente o fluxo do universo. exitem inúmeros deuses mortos, presentes em crenças religiosas que não existem mais. pode a ciência  encontrar deus?

as religiões acreditam que há uma ordem no universo. nenhuma religião , morta ou viva, trabalha com o pressuposto de que o acaso rege nossas vidas ao contrário do que nos mostra a mecânica quântica e a teoria do caos.

newton descreveu como os corpos se deslocam no espaço e no tempo, desenvolveu uma complexa matemática para analisar esses movimentos. segundo essa teoria, as leis do universo eram estáveis e previsíveis. a imagem de deus era perfeitamente compatível com essa a visão. os problemas surgiram quando se tentava confrontar  as descobertas da ciência com a bíblia. o estudo das camadas geológicas que formaram a terra provava que o planeta tinha milhões de anos  e não 6 mil, como nos cálculos bíblicos.

se havia uma ordem no universo, nada mais natural que ela comandasse tudo. o homem é tido por muitos como o a vedete da criação. mas a tão gloriosa trajetória humana é um grão de areia. se a história do universo fosse condensada em apenas um ano, o aparecimento da espécie humana (os primeiros hominídeos) teria ocorrido nos últimos segundos do dia 31 de dezembro.

o avanço da física deixou claro que, se o universo fosse um relógio, o tempo marcado por ele não seria preciso. einstein publicou a teoria da relatividade que pôs fim à idéia de tempo absoluto. a estabilidade das leis de newton caiu. logo em seguida, a mecânica quântica revelou que não é possível sequer determinar a posição  de partículas subatômicas, obrigando os cientistas a se contentar em trabalhar com probabilidades. curiosamente, apesar de ter ajudado a destruir a velha noção de ordem, einstein acreditava que a natureza funcionava  segundo regras definidas  e não de maneira aleatória. “deus não joga dados”, ele disse.

e se a ciência conseguisse achar a ordem no universo, será que isso seria a prova da existência de deus? ou será que essa busca não passa de uma necessidade inventada pelo homem para colocar um sentido em tudo?

religiosos acreditam que o ser humano é o resultado de um projeto perfeito, o que não é verdade. as más formações genéticas e as doenças estão aí para provar isso.

jane goodall afirmou que algumas espécies podem ter a religiosidade gravada nos genes. a pesquisadora estudou o comportamento de chimpanzés. descobriu que os macacos agiam de maneira nada usual diante de uma cachoeira. alguns permaneciam sentados numa rocha em frente à queda d’água, como se estivessem encantados. outros ficavam sob a queda d’água por mais de 50 minutos, quando normalmente nem gostavam de se molhar. goodall concluiu que esse comportamento é um traço de religiosidade primitiva. e nós? será fomos programados por deus para acreditar nele?

se deus for apenas uma constante física, ele não terá nada a dizer sobre ética, certo ou errado ou qualquer outra questão moral.

o radiologista andrew newberg e o psiquiatra eugene d’aquili resolveram buscar no cérebro a origem da experiência religiosa. utilizando aparelhos de tomografia, revelaram as áreas mais ativadas pela meditação em budistas e  um grupo de freiras . a pesquisa mostrou que durante as orações havia uma diminuição da atividade no lobo parietal superior, a área do cérebro responsável pela nossa orientação de tempo e espaço, pela sensação de separação entre o corpo e o indivíduo e pela delimitação entre o eu e os outros.  ao meditar criamos um bloqueio que provoca a sensação de êxtase religioso.

se deus não existe, tudo é permitido. se existe, por que permite tudo? infelizmente ele não mostra a cara.

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s