tudo e nada

newton (1643-1727) foi o criador da teoria da gravitação . dois corpos exercem mutuamente uma força de atração. quanto maior a distância, menor a força. vemos isso nos imãs.

nos campos eletromagnéticos o elétron A envia um fóton  até o elétron B e é absorvido por este. o fóton se comporta como um mensageiro, que transmite a força eletromagnética de um elétron a outro. além da gravitação e do eletromagnetismo existem duas outras forças que agem dentro do núcleo do átomo: a força forte, que mantém unidos os prótons e nêutrons e a força fraca, que atua entre partículas menores, como os pósitrons e neutrinos.

cada força possui suas partículas mensageiras. para a gravitação seriam os grávitons cuja existência ainda não foi comprovada. no eletromagnetismo existem os fótons. na força forte, são os glúons . na força fraca são os bósons. o espaço vazio é na realidade uma malha de tráfego percorrida por partículas mensageiras.

se não houvesse esse tráfego, cada partícula existiria totalmente isolada das demais. não poderiam existir corpos compostos por muitas partículas, pois faltaria a força que as mantém unidas. o universo seria somente um acúmulo de partículas. porque existe esse tráfego?

sem a gravitação não existiriam galáxias, estrelas nem planetas. o universo seria uma nuvem de gás. não haveria a radiação eletromagnética. não haveria luz. sem as forças nuclear forte e fraca, que mantem unidos os componentes dos átomos, só poderia haver uma substância, o hidrogênio. nada porém, explica por que existem essas forças.

estas quatro forças básicas se formaram depois do big bang. no início havia uma única superforça. com o esfriamento do universo, é que apareceram as quatro forças conhecidas.

a pergunta que não cala : por que existe algo ao invés de nada? infelizmente a ciência só pode responder questões específicas, do tipo ‘o que?’, ‘quando?’ e ‘como?’. não pode responder ao ‘por que?’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s