curiosidades católicas

a palavra católico se origina do grego katholikós que significa universal. esta palavra não aparece na bíblia, ao se referir à igreja que é uma palavra de origem grega escolhida pelos autores da Septuaginta (uma tradução da Bíblia) para traduzir o termo hebraico, usado entre os judeus para designar  assembleia .

é através do batismo de crianças recém nascidas que o catolicismo encontrou um meio de agregar as massas à igreja de roma como um tipo de iniciação religiosa. restringiram vários serviços prestados como casamento, missas especiais, comunhão, etc, para aqueles que não fossem batizados. o batismo bíblico, no entanto, representa um sinal de arrependimento. joão o batista batizava aqueles que estavam arrependidos dos seus pecados .uma criança recém nascida não tem condições de se arrepender de nada.

com medo que o povo começasse a ler a bíblia e começasse a questionar, o papa pio ix, nos anos 1846-74, disse: “a leitura da bíblia é um veneno!” em 1864 confirmou sua posição dizendo: “a propagação da bíblia é uma peste!”

o papa leão i, no ano 440 escreveu: “resistir à minha autoridade é ir direto para o inferno”.

o papa estevão ii, nos anos 741-752 manipulou o exército a conquistar territórios na itália e doá-los à igreja. passou-se a negociar o perdão de pecados mediante indulgências.

o papa joão xxiii, no ano 1410, cobrava impostos dos prostíbulos.

o papa leão x, em 1518 disse: “ao som de cada moeda que cai neste cofre uma alma desprega do purgatório e voa para o paraíso”.

os confessionários foram inventados para descobrir e informar às autoridades o pensamento político dos generais, mediante a confissão de suas esposas.

o vaticano se tornou a corte mais suntuosa da europa, possuindo bancos próprios, edifícios e fazendas.

as mesmas imagens dos santos nas igrejas católicas são encontrados em casas de umbanda e candomblé .

o papa pio ix, em 1869, se auto decretou, infalível.

o papa nicolau v, nos anos 1447-55, autorizou o rei de portugal a guerrear com povos africanos, confiscar suas terras e fazer escravos. dizia: ” cristo mandou pedro embainhar a espada, mas eu mando desembainhar”.

santo afonso leguori disse: “se alguém roubar pouco, principalmente se for pobre não comete pecado” .

chacinas comandadas pela igreja:

em 1208 exterminaram os cristãos albigênses.

-o frade torquemada nos anos 1420-98, comandou a morte de 10.200 protestantes e intelectuais que foram queimados vivos.

carlos v, nos anos 1500-58, eliminou por ordem do papa 50 mil cristãos alemães.

-o papa pio v, nos anos 1566-72, exterminou 100 mil anabaptistas.

-o papa gregório xiii, nos anos 1572-85, organizou o extermínio dos protestantes franceses e na noite de 24 de agosto de 1572 mataram 70 mil deles. esse papa comemorou mandando que as igrejas cantassem o te deun  e também cunhou moedas comemorativas ao massacre.

-em 1590 o catolicismo eliminou aproximadamente 200 mil cristãos huguenotes.

-o monarca alemão fernando ii, nos anos 1618-48, começou uma guerra de extermínio aos protestantes tirando a vida de 15 milhões de pessoas.

– na idade média, entre 500 e 1700, a inquisição queimou vivos milhões de não católicos.

papa joão xi era filho ilegítimo de marózia, amante do papa sérgio iii.

o papa joão xii, no ano 955, foi morto pelo marido da mulher que era sua amante.

o papa inocêncio viii, nos anos 1484 -92, teve 16 filhos com mulheres casadas.

o papa alexandre vi, nos anos 1492-1503,  teve filhos ilegítimos e foi amante de sua própria filha lucrécia bórgia; também foi amante da irmã de um cardeal, que se tornou o papa seguinte, pio iii, em 1503.

o papa leão x, nos anos 1513-21, comprou sua posição na igreja. com 8 anos de idade já era arcebispo e com 13 cardeal.

o papa gregório vii, nos anos 1703-85, ordenou que se esvaziasse um aquário num convento de monjas em roma onde foram encontrados 6 mil esqueletos de bebês. diante desse horror esse papa aboliu o celibato, mas seus sucessores restabeleceram-no. noutro convento em niuberg, áustria, foram desenterrados 20 potes de barro com esqueletos de recém-nascidos.

o papa pio iv redigiu uma bula pedindo que todas as mulheres assediadas pelos padres apresentassem acusação; os casos foram tantos só em sevilla, espanha, que os processos foram suspensos.

atualmente não são poucos os casos de pedofilia envolvendo padres católicos.

a imagem da aparecida não é reconhecida pelo vaticano.  a fundação aparecida porém é um negócio lucrativo para o vaticano: possui hotel, 4 restaurantes, 80 lojas, uma fábrica de velas, estação de rádio, etc. esse complexo rende 4 vezes o orçamento do município.

a reza “ave maria” vem do ano 1317, foi escrita e difundida pelo papa joão xxii. a palavra ave era saudação dos romanos ao seu imperador nas arenas.

maria, após jesus teve outros filhos, embora tenha perdido a condição de virgem, mantem o título até hoje.

com o início ao movimento protestante, o catolicismo vem mudando a sua rotina litúrgica. surgiu o movimento carismático, um segmento dentro do catolicismo, que tem ganhado espaço mediante sua semelhança com a prática evangélica.

Anúncios
por jardim Postado em Sem categoria Com a tag

2 comentários em “curiosidades católicas

    • Devemos tomar cuidado com os inimigos da igreja e de nosso senhor Jesus Cristo, estes tabalham arduamente em prol da difamação, mentira e separação. Estes deveriam dedicar seu tempo ao amor e aos pobres, principalmente os de espirito.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s