paranavaí

semana passada estive em paranavaí, pr. a ocasião foi por conta de uma premiação em um concurso de poesias. o município, que ninguém nunca ouviu falar, fica no noroeste do paraná e ostenta o título de cidade mais quente do estado. tem 83 mil habitantes, 4 faculdades e uma rede publica de mais de 30 escolas. as ruas são de uma limpeza impressionante e o povo bastante hospitaleiro. a cidade conta com um centro cultural financiado pela prefeitura que possui intensa atividade voltada para teatro, música, poesia, balé e artes em geral. o ponto culminante é o femup _festival de música e poesia de paranavaí _ evento que participei. o festival existe ha 47 anos, o município há 60. depois de muitos contratempos e desistências, uns amigos do rio desembarcaram lá no dia seguinte à minha chegada. sem muita cerimônia, cátia, a filha e uma amiga dela se instalaram em meu quarto e compuseram minha torcida na premiação. a prefeitura nos proporcionou tudo, hospedagem, alimentação, passeios, etc.  após o evento a galera do rio foi embora. me senti só numa cidade recém conquistada, meio que estrangeiro. mas também me senti livre. entendi o significado da expressão “o caminho se faz ao caminhar”. sem obrigações, sem compromissos, sem agenda. a partir daí caí na estrada. minha alma beatnik me conduziu a umuarama, depois cruzei o mato grosso do sul até salto del guairá, no paraguay. de lá segui para cascavel, foz do iguaçu, ciudad del este, no paraguay e porto iguzu, na argentina. voltei a nictheroy repleto de histórias e muamba.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

