Destino

Destino existe? Estamos mesmo no comando de nossa vida?A ideia de um futuro predeterminado nos intriga. É antiga a ideia de que os astros regem nossa vida e  que o futuro já está determinado. Queremos encontrar sentido em tudo inclusive na nossa existencia.
todas as culturas desenvolveram métodos de prever o futuro. Assim surgiu a  astrologia.De acordo com A doutrina do carma nada acontece por acaso: todos os fatos na vida de um indivíduo são consequência de suas ações em existências passadas.  e o nosso futuro será determinado por nosso presente. Embora nossa vida já esteja traçada antes do nascimento, a teoria do carma deixa espaço à liberdade humana: cada pessoa pode tentar  ir “descontando” a carga das vidas passadas. Quem acertar as contas cármicas será recompensado  mas quem ficar no vermelho terá de pagar.
Segundo o estoicismo nao dá para escapar do que estiver reservado para você. o futuro é tão inalterável quanto o passado. livre-arbítrio zero. o epicurismo afirmava que a essência de tudo o que existe é o caos. O nosso mundo e a nossa vida seriam fruto do acaso. Para os existencialistas acreditar em um futuro com cartas marcadas equivalia a escapar da responsabilidade de tomar decisões.
a negação do destino traz a responsabilidade das escolhas humanas, O Vaticano sempre frisou a importancia do livre-arbítrio. Afinal, se as pessoas fossem boas ou más por decreto divino, qual o sentido de recompensá-las ou puni-las?
disse Einstein : “A distinção entre passado, presente e futuro é uma ilusão”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s