eclesiastes

eclesiastes, tradução do poeta haroldo de campos

palavras de qohélet filho de davi, rei em jerusalém, névoa de nadas disse o-que-sabe, névoa de nadas, tudo névoa-nada. que proveito para o homem de todo o seu afã, fadiga de afazeres sob o sol? geração-que-vai, e geração-que-vem e a terra durando para sempre e o sol desponta e o sol se põe e ao mesmo ponto aspira de onde ele reponta. vai rumo ao sul e volve rumo ao norte. volve revolve o vento vai e às voltas revolto o ventovolta. todos os rios correm para o mar e o mar não replena. ao lugar onde os rios acorrem para lá de novo correm. tudo tédio palavras, como dizê-lo em palavras? o olho não se sacia de ver e o ouvido não se satura de ouvir. aquilo que já foi é aquilo que será e aquilo que foi feito aquilo se fará. e não há nada novo sob sol. vê-se algo se diz: eis o novo. já foi, era outrora, fora antes de nós, noutras eras. nenhum memento dos primeiros vivos e também dos vindouros, daqueles por vir, deles não ficará memória junto aos pós-vindos que depois virão. eu qohelet, o-que-sabe, eu fui rei de israel em jerusalém e do meu coração eu me dei a indagar e inquirir com saber sobre o todo de tudo o que é feito sob o céu. torpe tarefa que deu elohim aos filhos do homem para atarefá-los. eu vi todos os feitos que se fazem sob o sol e eis tudo névoa-nada e fome-de-vento. o que é torto não se pode endireitar e o que é falho não se pode enumerar. palavras para o meu coração eu as disse: eis-me, aumentei e avultei o saber muito além de quantos me foram antes sobre jerusalém e por dentro de mim vi no auge o saber e a ciência. e do meu coração eu me dei a saber o saber e a saber da loucura e da sandice. soube também isto: é vento-que-some pois em muito saber muito sofrer. e onde a ciência cresce acresce a pena.

 

eclesiastes-121_804_1024x7681

Deixe um comentário

